A partir desta quarta-feira (22), a Prefeitura de João Pessoa vai ampliar a faixa de idade para a vacinação da segunda dose de reforço de imunizantes contra a Covid-19. Além dos trabalhadores de saúde, a quarta dose será iniciada também para o público com idade a partir dos 40 anos que tenham recebido a terceira dose há, pelo menos, 120 dias. Para esse público entre 40 e 49 anos, haverá necessidade de agendamento, que inicia às 19h desta terça-feira (21).
Para a quarta dose devem ser utilizados os imunizantes disponíveis nos serviços da saúde, podendo ser Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço, independentemente da dose utilizada anteriormente.
“É importante que as pessoas que fazem parte desse novo grupo que está sendo ampliado e já será beneficiado com a quarta dose, procurem os locais de referência, para tomar a vacina. Contra a doença, é inquestionável que a vacina tem sido muito eficiente. Ainda, sobre esta dose reforço, estudos apontam que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação”, explicou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Covid-19 e Influenza – A aplicação simultânea das doses pode ser realizada em toda a população acima de 12 anos, desde que não possua sintomas gripais ou não tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias. Neste caso, é necessário aguardar o fim dos sintomas, de maneira que o organismo se recupere completamente para a administração das vacinas. Essa é uma nova orientação. Em 2021, com a novidade das fórmulas contra Covid-19, era preciso aguardar 14 dias. Mas há segurança e eficácia na aplicação conjunta.
“Já no caso de crianças, entre 5 e 11 anos, é necessário aguardar um intervalo de 15 dias entre a aplicação das doses, independente da ordem”, completou Fernando Virgolino. Aquelas crianças que não receberam nenhuma vacina devem receber primeiro contra a Covid-19, e após 15 dias receber as vacinas que fazem parte do calendário de rotina. No caso da Influenza, a vacina está disponível para crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
Documentação exigida – Crianças de 5 a 11 anos precisam levar Cartão SUS ou CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Crianças com comorbidades ou deficiência devem apresentar laudo ou declaração médica que comprovem a doença. Para a segunda dose, é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.
Aqueles que vão receber a primeira dose da vacina a partir dos 12 anos, devem apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa.
Para a D2, D3 e D4, é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e laudo médico para imunossuprimidos.
Postos de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (22):
Crianças a partir dos 5 anos (sem agendamento)
1ª dose: Pfizer
2ª dose: Pfizer (60 dias)
– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h
– Centro Municipal de Imunizações (Torre) – 8h às 16h
Crianças de 6 a 11 anos (sem agendamento)
1ª dose: Coronavac
2ª dose: Coronavac (28 dias)
– Salas de vacinas nas USFs* – 8h às 11h
– Mangabeira Shopping (pedestre) – 13h às 16h
A partir de 12 anos (sem agendamento)
1ª dose: 12+
2ª dose: Janssen, Coronavac (28 dias), Astrazeneca (90 dias) e Pfizer (60 dias)
3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)
4ª dose: imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)
– Salas de vacinas nas USFs*– 8h às 11h
– Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá) – 8h às 12h
– Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – 13h às 22h
A partir de 40 anos e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 3ª dose)
4ª dose: 40-49 anos (com agendamento)
50+ e trabalhadores de saúde (sem agendamento)
– Salas de vacinas nas USFs* – 8h às 11h
– Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – 13h às 22h
*exceção das USFs (Cruz das Armas IV, Bessa, Mandacaru VII, Ipês, Viver Bem, Torre Integrada, Alto do Mateus I, Vieira Diniz, Rangel I, Rosa de Fátima, Roger III, Alto do Céu II, Timbó I, Altiplano, Geisel III e Costa e Silva)
ALPB aprova projeto de lei que classifica Cabaceiras como cidade de interesse turístico