Foi iniciado na manhã desta quarta-feira (9) o calendário do ano letivo na Rede Municipal de Ensino em João Pessoa. O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra acompanharam de perto o primeiro dia de aulas. Eles também participaram do início da vacinação dos estudantes da Rede, que compreende todas as crianças acima dos 5 anos de idade.
“Este momento renova a esperança de avanço em nossa Educação. É um prazer dar continuidade a este trabalho, garantir vagas para todos e melhorar e ampliar a estrutura da Rede. Além disso, estamos verificando a vacinação das crianças e aplicando as doses na própria escola, o que amplia a proteção dos estudantes, profissionais e da família”, declarou Cícero, que visitou o Crei Roberto Vieira, no bairro do Cristo.
Nos Creis o retorno presencial considera a faixa etária, havendo uma alternância de dias para o acolhimento das crianças, por etapas. Nesta primeira semana as unidades irão receber crianças dos Berçários I e II. Na próxima segunda (14) e terça-feira (15) será a vez dos Maternais I e II. E a partir de quarta-feira (16) irão receber as crianças dos Pré I e Pré II. Todas as aulas funcionam em tempo integral, das 7h às 17h, e com a oferta de cinco refeições diárias.
A secretária municipal da Educação, América Castro, destacou que nas escolas, com estudantes do Ensino Fundamental II, o retorno vai acontecer de forma escalonada. “Vamos retornar conforme recebermos e aplicarmos as vacinas. A estimativa é que até março estejamos 100% presencial. Apesar disso temos um grande avanço que é o atendimento presencial de cinco dias por grupo, e não mais de três”, explicou.
Isibelle Silva, de 17 anos, levou a filha Heloísa, de um ano e quatro meses, para o primeiro dia na creche. “Estou bem animada porque é uma oportunidade dela conviver com outras crianças, aprender e se desenvolver. O coração aperta por me afastar dela, mas é o melhor”, afirmou.
Vacinação – Neste primeiro momento a vacina está sendo aplicada em alunos de 37 unidades da Rede. Uma delas foi a Escola Luiz Mendes, no Cristo, que recebeu a visita do prefeito.
O vigilante Inácio Carlis, de 58 anos, levou o filho João Paulo, de oito anos, para se vacinar. “É uma boa iniciativa para garantir a saúde das crianças. A doença está ganhando força, tem história nova todo dia e para estudar é preciso segurança e proteção para todos”, defendeu.
PRTB oficializa candidaturas de Major Fábio ao Governo e Sérgio Queiroz para Senado