Em entrevista a um programa de rádio conservador nesta terça-feira (22), Donald Trump (foto) classificou como “brilhantes” as medidas de Vladimir Putin contra a Ucrânia, embora tenha condenado a ação, e chamou o autocrata russo de “muito esperto”.
Na última segunda (21), Putin reconheceu a independência de duas regiões separatistas no leste ucraniano, Donetsk e Luhansk, e mandou tropas à área em uma missão de “manutenção da paz”. Tanto Joe Biden quanto os líderes da Europa Ocidental viram nisso o início de uma invasão da Ucrânia e anunciaram sanções à Rússia.
“Putin agora está dizendo: ‘é independente’ uma grande parte da Ucrânia. Eu disse: ‘Quão inteligente é isso?’ E ele vai entrar e ser um pacificador”, disse o ex-presidente dos EUA.
“Essa é a força de paz mais forte que eu já vi. Havia mais tanques do Exército do que eu já vi em toda a vida”, ironizou Trump. E prosseguiu: “Eles vão manter a paz, tudo bem… Não, mas pense nisso: aqui está um cara [Putin] que é muito esperto.”
No mesmo programa de rádio, o ex-presidente disse que discutiu com Putin uma possível invasão do território ucraniano. “Eu disse: ‘Você não pode fazer isso. Você não vai fazer isso.’ Mas eu podia ver que ele queria.” Mais cedo, em nota, Trump afirmou que a agressão russa à Ucrânia não teria ocorrido se ele ainda fosse presidente.
O Antagonista
MPF recorre contra decisão de Gilmar Mendes e pede que STF mantenha Calvário na Justiça Comum