Com as devidas adequações acordadas em reuniões técnicas, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), entregou na manhã desta sexta-feira (20) ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan/PB), o projeto para retomada das obras de revitalização do Conventinho, no Centro Histórico. O orçamento está sendo elaborado na Seplan, e uma nova licitação será feita pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
Ao entregar o projeto ao superintendente do Iphan/PB, Hyago Celane, e ao chefe da Divisão Técnica do órgão, Raglan Gondim; o secretário de Planejamento, José William, manifestou a determinação da gestão do prefeito Cícero Lucena de trabalhar sempre em parceria com os órgãos de proteção e preservação do patrimônio histórico.
Ele informou também sobre diversas outras ações e providências que a Prefeitura vem adotando com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico, como um todo, e citou as melhorias que estão sendo feitas na Praça Antenor Navarro, com plantio de palmeiras imperiais, iluminação, colocação de bancos e pintura do antigo casario.
José William relatou, ainda, sobre o andamento dos projetos relativos ao Parque Ecológico do Rio Sanhauá e ao Porto do Capim, que envolvem, entre outras, intervenções para garantir habitação à comunidade e para restaurar e atribuir novas finalidades a edificações antigas, como a Fábrica de Gelo, o Galpão Nassau e os prédios da antiga Alfândega. Além, ainda, do que está sendo analisado para ampliação do Parque Arruda Câmara (Bica), com a incorporação do prédio da antiga Ciretran/PB.
“Estamos trabalhando muito e buscando sempre o diálogo, o apoio e a parceria dos órgãos de controle e de proteção do nosso rico patrimônio histórico. Fazemos questão que órgãos como o Iphan acompanhem passo a passo nosso trabalho e nossas propostas”, observou o secretário José William.
Os dirigentes do Iphan também destacaram, na ocasião, a importância de um trabalho conjunto para tornar mais céleres as ações necessárias à recuperação do Centro Histórico. E se dispuseram a colaborar tanto com a Seplan quanto com os demais órgãos envolvidos no trabalho, a exemplo das secretarias de Infraestrutura e de Habitação.
Participaram da reunião, também, o secretário executivo da Seplan, Airton Falcão, o diretor de Planejamento Urbano da pasta, Marcos Nóbrega; e Fernanda Nascimento Costa, chefe substituta da Divisão Técnica do Iphan/PB.
TCE decide que paridade de proventos deve permanecer em casos de morte do aposentado após a Emenda 103/2019